CLÁSSICO TAMBÉM CANSA


Esses dias, estava ouvindo a imortal versão de Jimi Hendrix para ‘Hey Joe’. Que gravação! Fazia tempo que não a ouvia, e tive a chance de revisitá-la quando fiz uma matéria especial sobre o mestre guitarrista para a revista Guitar Player. Voltei a me viciar nessa canção, o que me fez dar uma viajada sobre os hits óbvios que existem.

Todos os grupos ou artistas que se deram bem têm, pelo menos, um grande clássico, uma música que até o tiozinho do dogão conhece (embora nem deva imaginar de quem seja). Aliás, esse papo de ser popular ao extremo é engraçado. Nos faz presenciar umas cenas bizarras...

Lembro de estar em um boteco fim-de-carreira, sujo e fedorento, e ver um cara arriscando o solo de ‘November Rain’ (Guns N’ Roses) no taco da sinuca. A música estava tocando no rádio do bar e, na hora do solo, aquele tipo esquisito fez questão de interromper uma jogada para fazer as vezes de um Slash vindo do além. São coisas que vemos depois de uma noitada pós-qualquer show e “bebemoração” com os amigos.

Voltando ao assunto dos hits manjados... Renovar a minha vontade de ouvir para valer ‘Hey Joe’ foi algo que me deixou de alma lavada. Não são todos os clássicos têm esse efeito. E que fique claro: quando digo clássicos manjados, me refiro a músicas como ‘Rock and Roll All Nite’ (Kiss), ‘Jump’ (Van Halen), ‘The Number of the Beast’ (Iron Maiden), ‘Paranoid’ (Black Sabbath), etc. Adoro todas elas, mas já cansaram meus ouvidos. A maioria das pessoas e dos lugares sempre coloca essas para tocar. São sempre as mesmas!

Pra ser sincero, eu até tento me forçar a ter vontade de curti-las em casa ou no meu mp3 player, mas não dá. Enjoa fácil. O fato é que eu nunca sei qual delas vai me reconquistar como ‘Hey Joe’. Só para se ter uma ideia: gosto muito de Rush, mas raramente escuto ‘Tom Sawyer’ (a “música do MacGyver”). Lembro que, quando eles mandaram aquela introdução emblemática no show em São Paulo (2010/Essa aí de cima foi uma das fotos que fiz), uma emoção impagável tomou conta de mim. Nem preciso dizer que o resto da música foi transe total! Foi uma das que mais vibrei naquela noite.

A apresentação do Rush foi tão boa que no dia seguinte preparei uma coletânea deles para ouvir durante o trabalho. Cheguei a escalar ‘Tom Sawyer’. Ouvi algumas vezes, mas não adiantou. Não foi a mesma coisa. Resultado: deletei a faixa da minha seleção. Fazer o quê? Não é por mal, mas clássico também cansa!

Henrique Inglez de Souza

Comentários

  1. Um clássico que me cansa é Freewill do Rush e Comfortable numby do Pink Floyd. Natália

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post , tb concordo com vc ! acaba saturando rsrs ...

    abraços
    Ricardo Mattos
    twitter:@ricardomattosrj

    ResponderExcluir
  3. Valeu, galera! Pois é... não é porque a banda é ótima e a música também que tudo tem que ser sempre bom. Minha lista de canções que "já deram" é maior que o que eu escevi, mas... Fica o espaço aberto a quem quiser dizer os seus clássicos-sacais. Do Led Zep, por exemplo, tem 'Stairway to Heaven'... essa do Floyd tbm não é das primeiras que quero ouvir deles... Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário